É calo ou verruga plantar? Se você tem essa dúvida, saiba que não acontece só com você. No início da minha carreira, eu tive várias dúvidas sobre a diferença entre calo e verruga plantar.
Por isso, escrevi esse artigo com três super dicas que vão te ajudar a diferenciar essas podopatias. Bora aprender?!
O que é verruga plantar?
A verruga plantar é um tumor benigno hiperquetósico causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), na região plantar e periungueal. O vírus atinge o núcleo da célula (queratinócito).
O que é calo?
O calo é o espessamento da camada córnea da epiderme, causado por pressão ou atrito.
Calo x verruga plantar
Tanto o calo como a verruga causam a hiperqueratose e dor. A verruga plantar é muito confundida, principalmente, com o calo com núcleo (heloma). Mas existem três pontos principais que ajudam o podólogo a diferenciar o calo da verruga.
1. Pápulas Hiperqueratósicas
Na verruga, há presença de pápula hiperqueratósica. Essa pápula é um espessamento irregular da camada córnea da epiderme. A pápula dá aquele formato de couve-flor na verruga.
Na calosidade, não há presença de pápula hiperqueratósica. O calo é liso e regular. Não tem ondulação nem formato de couve-flor.
2. Interrupção das linhas digitais
As linhas digitais são também conhecidas como linhas de clivagem ou linhas de Langerhans.
Na verruga, os queratinócitos crescem de forma desordena. Isso impede a formação das linhas digitais de forma contínua. Ou seja, o desenho das linhas digitais são interrompidos pela verruga.
Já no calo, não há interrupção das linhas digitais. O podólogo consegue observar as linhas de forma contínua.
3. Presença de pontos pretos
Na verruga plantar ou periungueal, há presença de pontos pretos ou avermelhados.
Esses pontos são pequenos vasos sanguíneos trombosados. A causa desses vasos trombosados é o extravasamento sanguíneo da derme para epiderme.
Se você gostou deste conteúdo, você pode gostar também do meu outro post 5 erros que o Podólogo não pode cometer na Verruga Plantar.