Cravo na Podologia: por que usar e por que não usar?

vidro ambar blend oleo essencial podologia

O óleo essencial de cravo na Podologia às vezes é deixado de lado porque o podólogo não conhece todo o potencial que esse óleo essencial possui.

Por isso, eu digo e repito em minhas aulas que dominar o uso dos óleos essenciais na Podologia é a diferença que pode fazer a diferença em um protocolo de sucesso.

Sendo assim, nesse conteúdo você vai ficar por dentro de tudo o que o podólogo precisa saber sobre o uso do cravo na Podologia. Vamos começar?!…

Por que usar o Cravo na Podologia?

O óleo essencial de cravo pode e deve ser usado na Podologia porque ele possui várias características que vão nos ajudar bastante em casos de onicomicose, onicocriptose, verruga plantar e em outras podopatias presentes em nosso dia a dia.

Isso porque o principal componente desse óleo é o eugenol. O eugenol é uma substância que pertence à família bioquímica dos fenóis aromáticos, ou seja, ele é um fenol.

Os fenóis são conhecidos por serem tônicos, estimulantes e potentes anti-infecciosos de largo espectro. Suas principais propriedades são:

  • bactericida
  • viricida
  • fungicida
  • imunoestimulante
  • dermocáustico
  • etc

Especificamente, o eugenol tem também a capacidade de ser analgésico.

Por isso, na Podologia, o óleo essencial de cravo é uma ótima opção para as principais podopatias que aparecem em nosso consultório. Continue a leitura e aprenda 4 formas de usar.

livro aromaterapia podologia

1. Cravo na onicocriptose

Temos à nossa disposição alguns óleos essenciais que podem ser usados na onicocriptose. E o cravo é um deles.

Sem dúvida, o principal uso do óleo essencial de cravo na Podologia é na onicocriptose, antes de fazer a espiculaectomia.

Nessa situação, buscamos o seu potencial analgésico, pois o eugenol tem a característica de deprimir os receptores sensoriais envolvidos na sensação de dor.

Por isso, aplicamos o óleo de cravo minutos antes de fazer a retirada da espícula.

2. Cravo na onicomicose

Na onicomicose, o cravo é uma excelente opção, justamente por causa do eugenol, pois como já dito anteriormente, ele tem alto poder fungicida.

Além disso, o óleo essencial de cravo vai ajudar o sistema imunológico a combater o fungo por causa do seu potencial imunoestimulante.

Assim sendo, na quantidade correta, ele vai deixar o seu blend turbinado.

banner curso micologia podologia

3. Cravo na Verruga Plantar

O óleo essencial de cravo possui também ação dermocáustica. Assim sendo, pode ser usado na verruga plantar em conjunto com o tomilho.

Pois na verruga plantar precisamos destruir as células que estão infectadas com o vírus que causa a verruga.

Por isso, precisamos de óleos essenciais com ação dermocáustica.

Além disso, o óleo essencial de cravo vai estimular o sistema imunológico a combater o vírus.

4. Outras aplicações do cravo na Podologia

Além das podopatias já citadas, o óleo de cravo pode também ser usado em outras podopatias.

Por exemplo, por causa do seu potencial fungicida, bactericida, parasiticida, dermocáustico e imunoestimulante, o óleo essencial de cravo vai muito bem em protocolos para:

  • calos e calosidades
  • tinea pedis
  • bromidrose
  • cicatrização
  • tungíase
  • dor muscular

Portanto, com a técnica certa e com o protocolo adequado, o óleo essencial de cravo se torna um poderoso recurso para o podólogo.

Por que não usar o cravo na Podologia?

Embora o óleo essencial de cravo seja uma excelente opção na Podologia, precisamos ter alguns cuidados.

Por causa da alta quantidade de eugenol em sua composição, ele se torna alergênico, ou seja, pode causar irritações e até feridas na pele do paciente.

Da mesma forma, é bom evitar em pacientes com pele frágil e debilitada por causa de seu potencial dermocáustico. Afinal, não queremos resolver um problema e causar outro, não é?!

Por isso, sempre bato na tecla de que precisamos sempre e sempre fazer uma boa ficha de anamnese, para adaptar o nosso protocolo às condições de saúde do paciente.

viviane ripoll